Exposição “Nanoarte: do início às cores“

Em 2008 deu-se inicio a primeira exposição de nanoarte realizada pelo Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos – UFSCar/UNESP em pareceria com Universidade de São Paulo (USP), onde foram expostas imagens de microscopia de varredura de alta resolução no Centro Cultural da USP São Carlos.

A exposição foi denominada de “Nanoarte: uma viagem pelo mundo da tecnologia”, com imagens em preto e branco, obtidas por intermédio de microscópios eletrônicos de alta precisão. Possibilitava ao público imergir dentro do mundo da nanotecnologia, de modo a aguçar as curiosidades através das fotos exclusivas, possíveis de serem contempladas somente através de trabalhos desta natureza. As obras expostas durante essa exposição foram doadas à Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), que fez o restauro e as mantem sob seus cuidados.

Neste ano de 2016 o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) recebeu o convite da Biblioteca da PUSP-SC para montar uma nova exposição intitulada “Nanoarte: do início as cores”, com o objetivo de exibir essas obras iniciais que fazem parte do acervo da referida Biblioteca e mostrar as novas obras, que são frutos das pesquisas realizadas nos laboratórios vinculados ao referido Centro.

O CDMF é um centro integrado de pesquisa científica e tecnológica financiado pela FAPESP, cujo foco principal é o desenvolvimento de novos materiais inorgânicos e de novas tecnologias de síntese e processamento.

A característica mais importante desse centro é a multiplicidade de suas missões, sendo que a missão primordial é desenvolver pesquisa em materiais cerâmicos, básica ou voltada para a inovação, focalizada em objetivos específicos. Outra, não menos importante, é desenvolver mecanismos efetivos de transferência de conhecimento para a sociedade.

O centro tem a capacidade de sintetizar materiais com uma composição química controlada, uma estrutura cristalográfica e morfologia, bem como para combinar teoria, simulações e resultados experimentais. Utiliza essas habilidades para o desenvolvimento de materiais funcionais e nanoestruturados para abordar novas necessidades sociais por encontrar soluções em três emergentes questões principais: energia renovável, saúde, e para a sustentabilidade ambiental.

O Projeto Nanoarte do CDMF é coodenado pelo Prof. Dr Elson Longo e a supervisão artística fica a cargo do técnico em microscopia Rorivaldo Camargo e do pós doutorando Ricardo Tranquilin.

As imagens utilizadas são uma complementação dessas pesquisas, onde apenas ressaltamos essas estruturas, através das cores, que se apresentam e modificam-se através dos processos químicos e físicos utilizados. A ideia do projeto é que o publico em geral possa vislumbrar que a ciência também é arte, só que uma arte que a gente não vê todos os dias. Assim tentamos fazer com que as pessoas sintam que a ciência anda juntamente com a natureza, pois as formas que vemos no nosso mundo cotidiano também e vista no mundo microscópico.

Esta exposição faz parte da programação da 3ª Festa do Livro e da 19ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP e ocorrerá na Biblioteca da PUSP-SC (Campus 2) de 24/10 a 25/11/2016 – de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

[rev_slider Nanoarte-2016]